O que fazemos

Na Azimute Radical, o nosso principal papel é fazer acontecer! Com uma equipa constituída por mais de 60 voluntários, com formação nas mais diferentes áreas, temos a capacidade de responder aos mais diversos pedidos. No entanto, a nossa especialidade incide sobre o trabalho com crianças e jovens de risco, insituições de solidariedade social e/ou semelhantes, alimentando o espírito associativo através da prática de desportos aventura.

Quando o público das nossas atividades se insere no contexto empresarial, em que o cliente procura respostas na área do Teambuilding, Teambonding, Bootcamp e/ou Liderança, a comercialização das mesmas é feita pelo nosso parceiro direto AZ Radical.

VOLUNTARIADO
Ser voluntário é dar ao próximo sem esperar nada em troca!

Ao longo de 14 anos de existência, a Azimute Radical sempre levou a cabo este lema, planeando, projetando, dinamizando, operando em contexto associativo com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades. Independentemente do público-alvo e da área de interesse, a AZR sempre procurou dar respostas às necessidades da população tanto a nível desportivo como lúdico, cultural e habitacional.

O sucesso desta associação deve-se não só ao trabalho de toda a equipa mas também à sua vasta rede de parceiros, de entre os quais não poderemos deixar de destacar a Junta de Freguesia de Carnide. Graças a esta união de esforços, a Azimute dinamizou/ apoiou a dinamização de um sem número de iniciativas, nomeadamente:
  • 5 minutos…o tempo é teu – projeto ligado aos jovens no âmbito do desenvolvimento de competências pessoais e sociais
  • “Ora Toma que é do Bairro”- Revista à portuguesa, no âmbito do projeto BIP/ZIP
  • Noite de Fados – Projeção da cultura portuguesa através da música
  • “A Liberdade está na Rua” – Dia de animação de rua para a população de Carnide, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.
  • Dia do vizinho – Projeção de um dia de animação, com oferta de almoço, para a população do Bairro Padre Cruz
  • Festival da Juventude – Apoio ao projeto de um grupo de jovens de Carnide
  • Caminhada pela Saúde – no âmbito do Dia Mundial da Doença
  • Maratona Fotográfica – no âmbito do Dia Nacional dos Centro Históricos
ATIVIDADES PARA CRIANÇAS/ JOVENS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Na Azimute Radical acreditamos que certas limitações não podem, nem devem, ser impeditivo para que todos possam praticar diferentes tipos de desportos. No sentido de desenvolver a igualdade de oportunidades, num trabalho de coordenação com técnicos especializados, projetamos e dinamizamos experiências únicas, verdadeiramente radicais.

Slide, orientação, jogos tradicionais e/ ou arborismo são algumas das atividades que temos para oferecer. A prática destes desportos é, para as crianças e jovens com necessidades especiais, uma prova de que os limites são impostos por nós próprias e pela sociedade. Na realidade, autismo, trissomia 21, cegueira não são uma barreira. São, antes de tudo, um impulso para aumentar a sua força de vontade e determinação. Das experiências vividas, podemos afirmar que a participação nestas atividades contribui para o desenvolvimento notório das suas capacidades motoras, autonomia e autoconfiança.
WORKSHOPS
Com o objetivo de promover a formação de jovens, a AZR, em parceria com a AZ Radical, tem vindo a desenvolver cursos certificados de Monitor Parque Aventura e 1os Socorros. Através destes cursos, os participantes terão a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos, desenvolver competências a nível profissional e adquirir novos métodos de trabalho reconhecidos no mercado atual.

As temáticas dos workshops são tão diversificadas quanto as necessidades do público a que se destinam. Os mencionados workshops podem estar ligados à organização de eventos, aos meios e métodos de comunicação ou à formação de agentes de intervenção com incidência sobre a cidadania ativa. O grande objetivo é transmitir conhecimentos e estratégias que permitam ao participante desenvolver projetos do seu interesse e do interesse da comunidade.

Workshop
TRABALHO COMPORTAMENTAL
Habituada a operar em zonas de maior exclusão social e comportamentos de risco, a equipa da Associação Azimute Radical especializou-se no desenvolvimento de atividades de intervenção comportamental. Este trabalho incide maioritariamente em jovens em situação de abandono escolar, comportamentos violentos, com tendências para o crime e/ou consumo de estupefacientes.

Cada grupo é analisado ao pormenor de forma a conhecer todos os membros e as suas caraterísticas. De acordo com os resultados é desenhado um plano de ação, promovendo a desconstrução da atual personalidade indivídual e grupal e fomentando novos princípios de vida, baseados no respeito pelo próximo, no valor da educação, do trabalho e da família, assim como na aceitação da consequências de todas as suas escolhas e atos.

comportamental
CAMINHADAS TEMÁTICAS
Para muitos, uma caminhada é mais que puro desporto. É a possibilidade de interagir com o meio ambiente, de fugir do stress diário, de renovar energias e restabelecer o equilibrio. Os temas podem ser os mais diversificados mas todos eles visam beneficiar o participante a nível de bem-estar fisíco, psicológico e intelectual.

A Associação Azimute Radical organiza caminhadas dentro de temas tão destintos como fotografia (incentivando a imaginação e a criatividade), por zonas históricas (apelando ao reconhecimento do património e cultura local) ou pela saúde (enriquecidas com aulas de zumba, conselhos nutricionais e /ou rastreios de saúde)